quarta-feira, 12 de julho de 2017

Reunião de esclarecimentos sobre o processo de inclusão de pessoas com necessidades de atendimento educacional específicos no Ensino Superior

Na tarde dessa terça-feira, técnicos e professores  estiveram reunidos para ouvir a palestra de Andréa Poletto Sonza (assessora de Ações Inclusivas/ IFRS), o encontro foi organizado pelo Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). O evento oportunizou aos professores a troca de informações sobre lacunas e avanços no processo de ensino dos estudantes incluídos, por cotas (ou não) com laudo (ou não) e que necessitam de adaptações curriculares, seja devido a deficiências ou a déficit de aprendizagem.
               (Na imagem, a coordenadora do NAPNE, Simone Cazzarotto, em fala de abertura durante a palestra).




















Sonza, que é pesquisadora na área, e professora de Informática na Rede Federal há 22 anos, socializou um pouco de suas práticas e reflexões sobre processos inclusivos, ressaltou (em termos similares) que:
"no Ensino Superior a presença obrigatória dos estudantes de inclusão é recente, por isso, este é um momento de construção,  as angústias fazem parte disso, os 'gritos de lobos' em busca de socorro também, mas o importante é querer que eles aprendam e não criar expectativas sobre o tempo e nem o grau de aprendizado. Cada um é único, uns levam mais tempo para aprender um conteúdo, para concluir um curso... a reprovação, em algumas disciplinas, infelizmente, faz parte, não há como apurar um processo. Justo por esse entendimento, é que estudantes de inclusão não JUBILAM".
                           (Na imagem, momento do tira-dúvidas) 
               
Para Andréa a 'terminalidade específica' (fechamento de etapa prevista em Lei) deve ser utilizada em último caso, apenas, diante da constatação formal da impossibilidade severa para o aprendizado. De regra, é preciso focar no potencial dos estudantes incluídos, naquilo que conseguem avançar, mesmo que lentamente, e não nas deficiências ou deficits intelectuais. 
                   (Na imagem, a palestrante Andréa Sonza em companhia de Simone Cazzarotto e de Aline Dubal)    
                                            (Fonte das imagens: arquivo do pedagógico)
A partir dessa ação, a Diretora de Extensão, Aline Dubal (que tem formação em AEE e é membro do NAPNE) estará organizando um grupo de trabalho para a busca de alternativas didáticas de apoio aos docentes/ discentes no campus.


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