IFRS - Câmpus Osório

Questões relativas à cultura escolar na região do Litoral Norte
    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) já no seu artigo primeiro, orienta para a complexidade do fazer educativo, indicando que a educação não ocorre apenas no ambiente escolar. Dessa maneira, tomando o lugar enquanto espaço significado pelos estudantes, cabe pontuar sobre a realidade educacional das pessoas que fazem parte dos seus ciclos de convivência, entendendo-os como formativos.
    Os estudantes do câmpus de Osório são oriundos tanto do município sede da instituição quanto de outras localidades que compõe o litoral norte do estado, atualmente com 23 municípios. De acordo com os dados do IBGE- 2006, mais de 330.000 pessoas habitam a região.
    Especificamente, referente a Osório, cabe informar que 40. 906 habitantes são a continuidade de um movimento populacional iniciado no século XVII por imigrantes portugueses (açorianos). Essa população está distribuída numa área geográfica de 8.772,998 km² e 94% dos moradores vivem na área urbana.
    O setor terciário (serviços) emprega 60% da população osoriense. Já, a indústria e o setor primário dividem o restante da capacidade produtiva.
    No que consiste à vida escolar dos moradores, os dados (MENU > DADOS ESTATÍSTICOS) evidenciam um processo formativo ainda tímido, o que tornou a comunidade local alvo de políticas públicas educacionais (como o IFRS) visando o aumento do tempo de escolarização e a ampliação de oportunidades de trabalho no litoral.
   

Nenhum comentário: