quinta-feira, 16 de abril de 2015

Mini-empresa, "empreendedorismo verde" no câmpus Osório!

O projeto mini-empresa está a todo vapor. Nessa  quarta-feira,  os estudantes, orientados pelas professoras Cátia e Janaína, escreveram a missão, a visão e os valores da  mini-empresa. O grupo está empenhado na produção de um Minigarden ecológico (chás ou flores). O produto "terá como base a palha", conforme explicou o empreendedor/aluno, Leonardo Breda, enquanto "negociava ações" na escola. 
De acordo com a Profa. Cátia, "foram vendidas [pelos estudantes]100 ações capitalizando o valor de R$ 750,00. Para ela, "o projeto é uma oportunidade para os alunos vivenciarem a experiência de gestão de uma empresa e desenvolverem o espírito empreendedor". 

No câmpus Osório, a mini-empresa (que vem sendo otimizada há três anos) é um projeto de extensão, isso possibilita a participação de estudantes de escolas vizinhas. Nesta edição, os professores: Cátia, Cíntia, Janaína, Maíra e Timóteo  é que estão conduzindo os trabalhos.
Em 2014, os estudantes produziram bolsas ecológicas (a partir de camisetas reutilizadas) e em 2013 produziram luminárias ecológicas (com jornais). 
Enfim, a Educação Ambiental tem sido um dos princípios desse "instrumento didático", o que atende aos PPPs dos cursos (ADM e  INFO) e ao PDI. 

 
(Na foto, as professoras: Cátia Eli Gemelli e Janaína Souza Bujes conduzindo as atividades)
Outros:
Na primeira ação de formação pedagógica em prol da 'escola inclusiva', organizada pelo NAPNE, sob coordenação da colega Eloíse, a palestrante tentou exibir o  filme "Cuerdas", porém, por questões técnicas,  não foi possível. Segue o link que dá acesso ao curta-metragem, vale à pena assistir: muito interessante!
http://mais.uol.com.br/view/14953426
Na próxima semana, as professoras Agnes e Heloísa, juntamente com o nosso técnico audio-visual, Bruno,  estarão em viagem para a Argentina com os estudantes do coro instrumental do câmpus. O grupo irá participar do VIII Acampamento Científico- Recreativo e III Encontro de Jovens Científicos. Além da cantoria, 9 trabalhos acadêmicos serão apresentados no evento. 


Socialização de evento (inscrições abertas):



Não esqueça, na próxima quarta-feira, às 16h, teremos reunião de formação pedagógica.

BOM FERIADÃO!

Nenhum comentário: