sexta-feira, 6 de março de 2015

Por uma avaliação não excludente!

Uma escola se faz com gentes! Foi isso que o patrono da educação brasileira, Paulo Freire,  defendeu, ressaltou. Para além de estruturas físicas, recursos, ideias pedagógicas são as gentes "nos lugares" que promovem ou não aprendizagens significativas, humanizantes, inclusivas.

Pode-se atuar em sala de aula a partir de uma perspectiva conteudista ou do entendimento do ensino como contribuidor para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas. Essa segunda opção será sempre a mais difícil, pois demanda que o professor conheça a realidade dos estudantes e planeje suas ações acolhendo as diferenças, onde os ritmos  para as aprendizagens  são respeitados. 



Reprovação 2014:

Ensino Médio Integrado/ Administração:

Aprovados por conselho: 24
Reprovados: 5
Percentual: 3%

Ensino Médio Integrado/ Informática:


Aprovados por conselho: 19
Reprovados: 16
Percentual: 16%

Índice geral: 8,5%


    
Sugestão: 

  • Entrevista com Jussara Hoffman, referência nos estudos sobre avaliação formativa no país. 


Observação: 

De acordo com a resolução interna do IFRS- Câmpus Osório, no Ensino Médio são recomentados dois momentos avaliativos durante o trimestre. 
De acordo com alguns estudiosos da intelectualidade humana, nem todas as pessoas são capazes de expressar o  conhecimento da mesma forma. 

Assim, o ideal é que os instrumentos avaliativos sejam alternados e não se reduzam nem a testes (objetivos)  nem a trabalhos (subjetivos).


Sugestões de avaliações não convencionais:
  • Dossiê: Pode ser utilizado o próprio caderno dos estudantes- ele servirá, primeiramente,  para  avaliar a capacidade de organização do material didático, além de exercitar a sistematização de aprendizagens. Para tanto, o ideal é que, a cada final de aula, o professor garanta um tempo para que o aluno revise o trabalho do dia e escreva uma reflexão sobre a "aplicabilidade do aprendido" no dia a dia. 
  • Portfólio:  Tem por objetivo expor aquilo que o aluno produziu e que considerou importante, trata-se de uma coleta de exercícios, experiências vividas numa determinada disciplina ou que tenham relação a ela reunidas positivamente para apreciação do professor. Um portfólio pode reunir fotos, gravuras, desenhos, enfim, as mais variadas formas de linguagem para demonstrar que um determinado conteúdo foi apreendido. Atualmente, os portfólios virtuais têm sido os grandes aliados dos docentes.
  • Defesa de tese: A partir dos conceitos apreendidos em sala de aula, o estudante traz um problema ocorrido na sociedade e explica suas causas. 



  • Dramatização, musicalização etc: Os conhecimentos aprendidos em sala de aula são apresentados em linguagem artística integrando várias áreas do conhecimento (avaliação conjunta). 
  • Elaboração conjunta da prova: Os alunos (em grupos) elaboram questões  para a prova de acordo com o conteúdos sugeridos pelos docentes. Dessas questões, o professor seleciona aquelas que considerar interessantes. Os estudantes que tiveram suas questões escolhidas podem ganhar bônus na correção da prova.
  • Prova do listão:  O professor lista uma série de questões e pede que os alunos escolham  um número delas para responder. 







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