domingo, 8 de março de 2015

Contribuições da Profa. Janaína!

Pessoal,
Peço que atentem para algumas informações e reflitam sobre a questão:

- 5.000 mulheres morrem por ano, apenas no Brasil, vítimas de feminicídio. Isto é, em razão de violência doméstica ou por – única e exclusivamente – ser do gênero feminino.
- Atualmente, cerca de 50 mil casos de estupro são registrados no país. Um número subnotificado, considerando que, muitas vezes, o agressor é alguém próximo da vítima ou o trauma é tamanho que ela não consegue buscar os meios institucionais para denunciar em tempo hábil.
- A cada 7 minutos, uma mulher morre por causa de aborto feito de maneira insegura. No Brasil, o aborto é a quinta causa de morte materna.
- No momento em que a mulher está mais fragilizada, tensa e ansiosa - como no parto do seu bebê - muitas ainda sofrem com mutilações e violência obstetrícia.

- Hoje, mulheres ganham salário 24% inferior ao dos homens (em Porto Alegre) e a taxa de desemprego entre as mulheres é maior que a dos homens (em POA e região metropolitana). Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/03/salario-das-mulheres-e-246-inferior-ao-dos-homens-em-porto-alegre.html

O dia 8 de março é considerado dia internacional da mulher por uma serie de acontecimentos históricos que marcaram o início do século XX (me corrijam os historiadores, se me equivoco) ligados, sobretudo, aos protestos de operárias da indústria têxtil por direitos. Jornadas de trabalho que extrapolavam 15h diárias, sob péssimas condições de trabalho, com salários miseráveis e o emprego de crianças como mão-de-obra fabril. 

Compreendermos que o dia 8 de março é um dia de luta contra tantas violências e tratamento desigual, em uma sociedade marcada pelo machismo como é a nossa, é fundamental.
O dia 8 de março é uma data que marca a mobilização pela conquista de direitos e pelo enfrentamento das discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres nos dias atuais, nas quais as mulheres pobres, negras e fora dos padrões socialmente estabelecidos são as mais prejudicadas. É também um marco para impedir que todo e qualquer retrocesso ameace o que já foi conquistado.

Que não se transforme este dia em mais um dia de parabenizar e exaltar as “naturais características femininas”! Que Não se desloque a perspectiva de luta deste dia para uma visão esvaziada de sentido, voltada para a exploração comercial da data e para o consumo de presentes! Mulher bonita é a que luta!!!
Não queremos flores ou apenas igualdade legal: queremos igualdade econômica, política e social. E respeito. TODOS os dias.

Sugestão de página para maiores informações: http://thinkolga.com/chega-de-fiu-fiu/

Nenhum comentário: