quarta-feira, 19 de abril de 2017

Dia do índio! E outras belezuras de escola...

Hoje, 19 de abril, "Dia" do Índio, segue um site com notícias atualizadas sobre a situação indígena no Brasil.


O MEC mantém um projeto de inclusão digital indígena, segue o link:

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus continua com a coleta de alimentos não perecíveis, roupas e ferramentas para o grupo de guaranis que retomaram a área da FEPAGRO em Maquiné. As doações podem ser entregues na sala do pedagógico/ ao lado do centro de convivência.
As imagens abaixo foram enviadas (Whatz App) pelo Cacique André, líder do grupo que estruturou  a nova aldeia. Ele estará no campus no dia 11 de maio para a "PARADA AFRO-INDÍGENA", momento em que a escola fará uma pausa (nos três turnos) para tratar das questões étnicorraciais, conforme consta no calendário acadêmico:



    ( Na imagem, as coordenadoras dos Neabis Porto Alegre e Osório na audiência pública realizada no final do mês passado,         na assembleia legislativa, quando os guaranis de Maquiné falaram sobre a retomada).
                              (Fonte: arquivo pessoal do DI do campus, Eder José Morari)

A natureza, a liberdade são caras às comunidades indígenas, essas 'belezuras' também podem fazer parte da vida escolar, podem ser expressas em metodologias para o ensino. Exemplos que temos vivenciado no campus:

(Março/ 2017- Aula de Filosofia: Profa. Kathlen)
                                                      (Fonte: arquivo pessoal da pedagoga/supervisão:  Maria Cristina)

    ( Março/ 2017- Aula de Geografia/ Profa. Élida)
                                                  (Fonte: arquivo pessoal da pedagoga/supervisão:  Maria Cristina)


Observação: Conheça o texto final da Base Nacional COMUM/ acesse no campo 'Sugestões'  o link para o documento em PDF. 

Um comentário:

Paulo Faber disse...

Parabéns ao NEABI Osório pelo excelente trabalho, se nos permitem vamos divulgar no evento aqui em Canoas para buscar ampliar a visibilidade à retomada e conseguir mais apoio.