quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Dia 23 de agosto, dia internacional para relembrar o tráfico de escravos e a sua abolição

A Unesco declarou o dia 23 de agosto como  o "Dia internacional para relembrar o tráfico de escravos e a sua abolição", convergindo com a data da Revolução Haitiana (1791). O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus estará com algumas ações de sensibilização sobre a data.
                                  Dia 23/08 (terça-feira)
- Apresentação do Coral Jovem do Campus (remetente à temática)
Coordenação: Profa. Agnes 
                Manhã e Tarde (durante o recreio) 
Manhã e Tarde (durante o recreio)
Dia 26/08 (sexta-feira)
- Oficina de samba (instrumental)
Coordenação: Prof. Sérgio Portella/ Apoio: Profa. Agnes
18h/ Local: sala de música
O vídeo abaixo (disponível no site da UNESCO) mapeia um pouco do processo de escravidão. 

Obs: 
a) Apesar da data mencionar o tráfico de escravos, os estudos que remetem à temática têm evitado o termo, visto que, enquanto "ser existencial", não há/houve escravos, mas, sim, pessoas (seres humanos) sujeitas a regimes de escravidão e com fins econômicos. 

b) De acordo com Kevin Bales (2001), mesmo sendo ilegal, a escravidão continua e cresce, cerca 27 milhões de pessoas vivem escravizadas. (Fonte: Gente Descartável);

c) O Neabi possui materiais impressos que podem ser solicitados e utilizados com os estudantes durante as aulas (legislação, periódicos, etc). 

b) Em recente normativa, resposta ao Movimento Negro encaminhada pelo Ministério Público, o Ministério do Planejamento e Gestão de Pessoas definiu que as instituições públicas deverão (imediatamente) compor comissões para o reconhecimento heterorracial de autodeclarados negros. Sendo que, o fenótipo e não o genótipo será o orientador das ações, numa avaliação presencial será levada em conta a territorialidade do candidato, já que há variação regional nos tons de pele que geram preconceitos e discriminações. 



Nenhum comentário: