Na próxima semana, será realizado o pré-conselho de classes, como muitos professores são novos na instituição, cabe socializar a dinâmica e os objetivos dessa ação do ponto de vista pedagógico.
O pré-conselho visa a construção de pareceres-diagnósticos (coletivos) dos estudantes/turmas. A finalidade é evitar que problemas (que possam afetar a aprendizagem) e que foram percebidos nesses primeiros contatos/meses resultem em avaliações negativas no final do trimestre.
Durante o pré-conselho, as imagens dos estudantes são projetadas (carômetro) e é feita uma rodada entre os professores da turma sobre as especificidades de cada aluno. Os docentes respondem (em "tese") as seguintes indagações:
- o estudante está conseguindo aprender?
- alguma atitude ou postura dele está afetando a aprendizagem ou o andamento das aulas?
Ao longo do conselho também são lidas as ocorrências abertas na assistência estudantil. (daí, a importância do registro)
Os conselheiros de turma falam sobre as demandas das turmas que representam para os demais professores e direção (pontos positivos e negativos).
Encaminhamentos pós-conselhos para a equipe do pedagógico:
- Questões de postura são encaminhadas para a psicologa Simone.
- Questões de cunho socioeconômico são encaminhadas para a assistente social Cristine.
- Questões de aprendizagem e didáticas são encaminhadas para a pedagoga Mª Cristina.
- Questões gerais de bullying de gênero, raça, etc, também são encaminhadas aos núcleos para organização de ação educativas.
No
ano passado, fizemos na escola uma formação específica sobre
os conselhos de classe. Naquela ocasião, vimos estudos que
mostraram que muito precisa ser feito para que esses momentos sejam,
realmente, valiosos ao processo educativo, não sejam apenas espaços
para a justificação de notas baixas. Segue
um dos textos utilizados:
A
nova "Organização Didática" do IFRS (que deve ser
implementada em até 5 anos) prevê a participação efetiva dos
estudantes em algum momento durante os conselhos de classes. Desse
modo, a instituição acena para a necessidade de ampliação da
representatividade estudantil nessa ação do processo avaliativo.
Segue
a organização dos conselhos:
Dia
07/04 (quinta-feira) à tarde
Dia 08/04 (sexta-feira) pela manhã
13:30
- 14:15 - 101 Adm
08:00 - 08:45 - 101 Info
14:15
- 15:00 - 102 Adm
08:45 - 09:30 - 102 Info
15:00
- 15:45 - 201 Adm
09:30 - 10:15 - 201 Info
15:45
- 16:30 - 301 Adm
10:15 - 11:00 - 301 Info
16:30
- 17:15 - 401 Adm
11:00 - 11:45 - 401 Info
17:15
- 18:00 - 402 Adm
Outros:
Na imagem, a Profa. Heloísa que, incansavelmente, prepara um grupo de estudantes para a Olimpíada Brasileira de Biologia. Segue o link do evento:http://www.anbiojovem.org.br/
(Fonte: Pedagógico)
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