segunda-feira, 25 de abril de 2016

Formação continuada para o cotidiano plural e a humana-docência

Nessa sexta-feira, iniciou no campi a  "Formação Continuada para o Cotidiano Plural", numa parceria IFRS e UERGS/Litoral Norte.   Organizada, sob a forma de curso de extensão,  a ação visa dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento profissional interno e possibilita (pelo novo modelo de oferta) a participação de profissionais da educação das redes públicas municipais e estaduais da região. 
Na imagem, os participantes do curso reunidos em pequenos grupos, pela etapa de ensino em que atuam, numa verificação daquilo que o PNE/2014-2024 prevê em termos de especificidade para cada oferta educativa:

O projeto é coordenado  pela Pedagoga Maria Cristina Schefer (IFRS) e pela Profa. Dolores Schussler (UERGS). Neste primeiro módulo, que culminará no próximo sábado, a Profa. Dolores está trabalhando as dimensões da gestão democrática na escola e o processo de construção de projetos pedagógicos. Conforme ela  tem ressaltado, um dos eixos fortalecedor das gestões escolares (por vezes esquecido) são as famílias, daí a necessidade de "trazer os pais efetivamente para escola", fazer com que participem de decisões para que possam respaldar os caminhos administrativos e pedagógicos.

Segue parte do material trabalhado na manhã de sábado:


Para a abertura do evento a coordenadora de pesquisa, Profa. Maria Augusta Martinera, juntamente com suas bolsistas Diana e Carolina, organizou nos corredores do campi uma mostra fotográfica, que faz parte do seu projeto de pesquisa sobre as história das escolas de Osório. Esse material exposto, foi recentemente levado para a Colômbia, nele a memória da escola mais antiga do município (General Osório) está organizada numa linha de tempo,  com início nas primeiras décadas do século passado. São curiosas as imagens nas vinte fotografias digitalizadas e ampliadas, elas revelam concepções de docência, modos de participação social,  relações de gênero, etc .

                      Na imagem, a Profa. Guta com a bolsista Carolina Cardona (curso de Letras)

E como professores são "humano-docentes", conforme Arroyo (2000), sempre é bom registrar as coisas que acontecem na vida deles, mesmo que fora do campi. Abaixo imagens do casamento da Profa. Maitê Gil (atual Diretora de Ensino), as bodas ocorreram no dia 02 deste mês, depois os noivos viajaram para o Caribe. 

                          Nas imagens, a Profa. Maitê e o marido Tobias durante os festejos do enlace:

                                                         (Imagens do arquivo pessoal dos noivos)





Nenhum comentário: