quinta-feira, 3 de março de 2016

Apresentação da instituição aos novos professores

No final da tarde de ontem, um grupo de novos professores do campi esteve reunido com a coordenadora do Ensino Médio Integrado Profa. Isabel e com a Supervisora Educacional Mª Cristina para um momento de aproximação da proposta educacional dos institutos federais. No encontro  foram abordadas questões sobre o processo histórico de institucionalização das escolas técnicas no País, bem como os desafios lançados à Educação Profissional para o atendimento ao Plano Nacional de Educação (2014-2024/ Lei 13.005). Na ocasião, foram destacadas as seguintes Metas e Estratégias para  o Ensino Médio e/ou Profissional:

Plano Nacional de Educação

Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento. 

Estratégias: 
3.1. institucionalizar programa nacional de renovação do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados em dimensões como ciência, trabalho, linguagens, tecnologia, cultura e esporte, garantindo-se a aquisição de equipamentos e laboratórios, a produção de material didático específico, a formação continuada de professores e a articulação com instituições acadêmicas, esportivas e culturais; 

3.2. o Ministério da Educação, em articulação e colaboração com os entes federados e ouvida a sociedade mediante consulta pública nacional, elaborará e encaminhará ao Conselho Nacional de Educação (CNE), até o segundo ano de vigência deste PNE, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os(as) alunos(as) de ensino médio, a serem atingidos nos tempos e etapas de organização deste nível de ensino, com vistas a garantir formação básica comum; 

3.3. pactuar entre União, estados, Distrito Federal e municípios, no âmbito da instância permanente de que trata o § 5º do art. 7º desta lei, a implantação dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que configurarão a base nacional comum curricular do ensino médio; 

3.4. garantir a fruição de bens e espaços culturais, de forma regular, bem como a ampliação da prática desportiva, integrada ao currículo escolar;

Meta 11: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos cinquenta por cento da expansão no segmento público. 

Estratégias: 

11.1. expandir as matrículas de educação profissional técnica de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração a responsabilidade dos institutos na ordenação territorial, sua vinculação com arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação profissional; 

11.3. fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso à educação profissional pública e gratuita, assegurado padrão de qualidade;

11.8. institucionalizar sistema de avaliação da qualidade da educação profissional técnica de nível médio das redes escolares públicas e privadas;

Segue o documento na íntegra:

Segue um texto sobre algumas das questões ideológicas que envolvem os princípios institucionais das últimas décadas e, de se certa forma, acenam para rupturas em vista dos resquícios do tecnicismo na Educação Profissional brasileira. 
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Lembretes:
1: No dia 09 (quarta-feira) haverá reunião com os pais dos estudantes do Ensino Médio Integrado, todos os professores estão convidados a participar. Haverá um momento específico de apresentação dos docentes.
- Local: auditório
- Horário: 19h 
2: No período de 14 a 18 de março, membros da equipe pedagógica estarão entrando em salas (Ensino Médio) para fazer a eleição dos alunos representantes de turma e dos professores conselheiros.

Na imagem, um dos novos docentes do quadro: Prof. Jonathan (Sociologia):

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