quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Dias de muita aprendizagem

No dia de hoje, teve formação pedagógica no campus. A Profa. Dra. Erika Regina Mozena, bolsista de Pós- doutorado no instituto de Física da UFRGS, socializou  parte de seus estudos sobre a interdisciplinaridade escolar. Para ela:

  1. a interdisciplinaridade é um termo polissêmico  tanto conceitualmente quanto pela permanente reinvenção de significados.
  2.  a interdisciplinaridade não é um método,  mas  uma postura docente frente ao que se deseja ensinar: é o fazer reflexivo sobre os conteúdos que torna algo interdisciplinar. 
  3.  a interdisciplinaridade se faz tanto individualmente quanto entre pares. 
  4. uma ação interdisciplinar exige que várias habilidades sejam desenvolvidas melhorando a capacidade de compreensão/ formulação de conceitos dos estudantes. 
  5. o fazer interdisciplinar  não  pode ser outorgado apenas ao docente, mesmo que conste em Lei que 20% das ações curriculares precisem ter essa característica. 
  6. é preciso condicionantes para que o docente possa atuar interdisciplinarmente: tempo, número limitado de alunos nas turmas, etc.
                                    (Na imagem, a Profa. Erika e Prof. Felipe)

 A Profa. Erika também teceu observações sobre  a 'Base Nacional Comum para o Ensino Médio', documento em elaboração pelo CNE, o qual irá regrar cerca de  60%  dos conteúdos escolares. Conforme ponderou, "trata-se  da retomada, por parte do governo, do controle sobre o que se ensina nas escolas  brasileiras". Para a pesquisadora, a educação pós-ditadura militar preconizou uma autonomia docente que exacerbou e "não melhorou efetivamente a educação e isso dificulta avaliações como o ENEM"

_____________________________________________________


Nessa segunda-feira, a Profa. Cátia (Administração) exercitou  essa postura interdisciplinar, ela acompanhou o seu grupo de extensão (Projeto Voluntariado) na entrega de brinquedos para as crianças  da Aldeia Sol Nascente.
                                                        (Na imagem, a Profa. Cátia no momento da distribuição)
     (Fonte: arquivo pessoal da professora)

Na semana que passou, as professoras Isabel e Maitê estiveram envolvidas com bancas de seus orientandos no Pós-Graduação. E a professora Cíntia (Administração) apresentou o seu TCC  sobre "A Gestão Democrática no IFRS/ Campus Osório".


                     (Na foto: O Prof. Eduardo /avaliador externo; a Profa. Isabel/ avaliadora interna;  a estudante Karina e a Profa.  Maitê/orientadora).
    (Fonte: arquivo pessoal de uma estudante do Pós- Graduação)

Nenhum comentário: