sexta-feira, 22 de maio de 2015

Projeto Político-Pedagógico

                                                                    (Fonte: Wikipédia)

Aproveitando o momento de construção e revisão de PPcs no campus, a formação pedagógica do mês de maio foi um exercício de planejamento de projetos. Os professores (divididos em grupos) receberam o desafio de organizar uma viagem para a participação num evento de educação fora do país. Como "missão" deveriam trazer de lá uma lembrancinha, bem como informações sobre alguns pontos turísticos importantes para a área em que "atuam". 
Um dos grupos (performances de professores de Língua Portuguesa) recebeu como destino Bath (foto acima). Entre outras coisas, os "viajantes" descobriram que lá é a terra de Jane Austen, escritora inglesa, nascida no séc. XVIII. Enfim, as viagens (mesmo que imaginárias) renderam aprendizados. Os projetos das viagens, pensados por diferentes grupos, mostraram o quanto os "óculos de uma única disciplina" podem ser ampliados por outras áreas. 





Pensando em planejamento de projetos, algumas considerações foram conclusivas: 
Não há projeto sem lugar (ou seja, sempre que planejamos é preciso perguntar para quem é o projeto, onde os estudantes moram, quais são os costumes e as crenças locais.). 
Não há pedagogia e nem didática que não sejam situadas e datadas...
Não há viagem que dê certo sem que se pense no clima (ou seja, com que roupa, quais os instrumentos  para um determinado objetivo, quem são os personagens importantes para auxiliar nisso.) 

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Falando em projetos, em dedicação extra-classe, a Profa. Agnes, em resposta a um convite da Secretaria da Cultura, conduziu (ontem à noite) o grupo coro-instrumental do IFRS na "Procissão do Divino". 
Alguns:
A formação pedagógica é um encontro para teorizar práticas educativas, funcionais. Momento do grupo de docentes se encontrar e pensar (teoricamente) nas ações de sala de aula, esse momento está previsto em Lei (Formação Continuada). 
Além dessa ação de formação, também o NAPNE organiza ações específicas para tratar das questões de inclusão.
O Prof. Olavo está sensibilizando os colegas para a reativação do NEABI, desse modo, outras formações específicas sobre as questões da africanidade voltarão a acontecer.
Muitas das demandas da formação pedagógica  deste ano foram pautadas no ano passado (pesquisa com o grupo docente e já apresentadas no início do ano). Porém, assuntos que surgem no dia-a- dia podem virar tema de estudo (sugira). 
As coordenadoras do EMI estarão mobilizando os professores para horas- planejamento coletivas, a ideia é criar projetos  em resposta ao cumprimento do trabalho com pontos integradores (previstos nos planos de ensino). Em vista disso, o próximo encontro de formação pedagógica terá como tema a trans, multi e a inter- disciplinaridade (participe).
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Agenda da semana: (dias a informar pelos responsáveis)
O pedagogo Gabriel, representante do campus no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, está organizando uma palestra com um conselheiro tutelar sobre os deveres dos adolescentes. 
Os professores Anderson e Cíntia estão organizando em parceria com a biblioteca (Projeto Bacana) uma sessão de cinema (Projeto Cine Ventania). 
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                                                BOA SEMANA!

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