terça-feira, 21 de novembro de 2017

2ª Parada Afro-indígena no campus

Ontem aconteceu a 2ª parada Afro-Indígena, ação do NEABI, sob coordenação do Prof. Estevão, no campus. Ao longo do dia, a comunidade escolar pode participar de palestras, oficinas e de uma sessão de vídeo com debate.  Aqui, contudo, faço um registro focado nas palestrantes Profas. Luciane de Oliveira Machado e Sandra Figueredo, justo pelo fato de que segundo dados por elas trazidos há sobre a mulher negra uma carga infinitamente maior de preconceitos (têm menores oportunidades de trabalho, menores salários, maiores condicionamentos para atender ao padrão de beleza eurocêntrico). 
                                    (Na imagem, Profa. Luciane, Prof. Estevão, Profa. Sanny)
(Fonte: arquivo pessoal Pedagoga Maria Cristina)


A Profa. Luciane de Oliveira Machado (POA) abordou o racismo e na sua apresentação incluiu o vídeo abaixo em que o cantor 'Seu Jorge' conta sua experiência negativa na Itália em 2011, lugar onde sofreu forte depreciação social e de forma "desvelada".  


A Profa. Sandra Figueredo (vulgo Sanny),  de Esteio, abordou a liberdade de expressão, principalmente, no que consiste à religiosidade. Membro da Nação (religião de matriz africana) que cultua os orixás, exibiu o vídeo abaixo durante sua intervenção. 

Ambas as palestrantes foram ovacionadas pelo público. 
Mas como "santo de casa" também faz milagres, um dos pontos altos do encontro foi a participação do coral do campus comandado pela Profa. Agnes (Música) e que passou a contar com a participação do Prof. Igor (Educação Física). Músicas afro e indígenas foram a presentadas e sensibilizaram o público e as palestrantes. A Profa. Sanny fez questão de se reunir com o grupo e dar um parecer positivo sobre o repertório apresentado e o desempenho dos estudantes/professores. 
                            (Na imagem, Profa. Agnes e estudantes recebendo o parecer da Profa. Sanny). 
(Fonte: arquivo pessoal Pedagoga Maria Cristina)

Obs: Um vídeo com parte das músicas apresentadas está sendo editado e será postado aqui em breve!

Nenhum comentário: