terça-feira, 17 de maio de 2016

Ação do Neabi animou o campi na última sexta-feira

Quem participou da ação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, na última semana, pode compreender um pouco da situação dos indígenas no País, bem como, o significado da PEC 215 que tramita na câmara dos deputados. De acordo com o pesquisador Prof. Dr. Rogério Link, 
"De cerca de 11 milhões de indígenas que viviam no Brasil no ano de 1.500, restam, hoje,  menos de 1 milhão. Esse número reduzido, de remanescentes nativos, foi protegido com a intervenção do Estado a partir da Constituição de 1988, num processo tenso que incluiu a remarcação de terras". Política pública que se encontra ameaçada pela PEC 215".
    ( Prof. Dr. Rogério Link/ Pesquisador na Universidade Federal de Grande Dourados- MS)
     (Fonte: arquivo pessoal do Prof. Sérgio Portella)

Acesse à PEC:
O Prof. Ms. João Francisco de Siqueira Rodrigues (da rede municipal de Porto Alegre) socializou seus estudos sobre o processo de construção e ampliação dos Direitos Humanos, que vem se dando (a partir de eventos como a fim da 2ª Guerra) através da positivação (via lei) dos direitos individuais. Ele refletiu sobre quem são os sujeitos de direito (de fato) numa sociedade em que as relações econômicas definem "quase tudo". 
    (Prof. Ms. João Francisco durante sua fala)
                   (Fonte: arquivo pessoal do Prof. Sérgio)

A Profa. Ms. Agnes (do campus) foi a responsável pela animação cultural durante o evento, ela propôs aos participantes uma experimentação de ritmos afro-brasileiros. Muitos objetos "viraram" instrumentos musicais e todos os presentes sentiram a emoção de participar de uma "orquestra"! Muito lindo!
   (Na foto, estudantes em preparação para a orquestra da Profa. Ms.Agnes)
                       (Fonte:Arquivo do Neabi)
      (Idem)
                                                   (Fonte:Arquivo do Neabi)
Outros:
- O Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NEPGS), atualmente, coordenado pela Profa. Kathlen está com uma ação de sensibilização no campi para as questões da homofobia, dois murais foram organizados pelos estudantes que participam do núcleo. 

- Hoje, estudantes, técnicos e docentes estão participando das
plenárias para aprovação ou alteração da minuta da Resolução que define o ingresso de estudantes no IFRS (seja para os cursos de nível Médio ou Superior). As coordenações dos três núcleos: Napne, Neabi e Nepgs estão à frente dos encontros, os quais estão sendo realizados em todos os campi da instituição. 

Nenhum comentário: