quinta-feira, 30 de junho de 2016

Semana repleta de projetos no campus

Nesta semana, a Profa. Flávia intensificou o trabalho no Projeto de Extensão 'Panificação Inclusiva', a atividade proposta aos estudantes da APAE/Osório foi um pão trançado. O projeto está em desenvolvimento há dois anos e será apresentado no SEURS 2016.

(Na imagem, a Profa. Flávia, a bolsista Mariana e os estudantes da APAE)
     (Fonte: arquivo pessoal da Profa. Flávia)

Na manhã de quarta-feira, os coordenadores de curso, estiveram reunidos com a direção de ensino e as pedagogas para o planejamento da formação pedagógica do mês de julho. O evento, marcado no calendário acadêmico, está previsto para os dias 14 e 15. No dia 14 serão realizadas(ao longo do dia) três palestras de interesse comum. Já no dia 15, pela manhã serão desenvolvidas ações  com os professores dos Cursos Superiores e à tarde com professores do Ensino Médio. Os coordenadores de curso estarão à frente desses encontros específicos. Em breve a programação será encaminhada a todos. 
 ( Na imagem, a Profa. Rafaela/ Coord. da Licenciatura em Letras, e Profa. Maitê/ Diretora de Ensino)
























(Na imagem, a Profa. Heloísa/ Coord. do EMI/Info, A Pedagoga Paola/OE, e o Prof. Coord. do ADS)


Na mesma manhã, ocorreu uma reunião de estudos com os professores do ADS. A discussão se deu em torno do "aluno trabalhador", demanda que surgiu dos professores do curso que estão em busca de alternativas para melhoria do processo de ensino dos estudantes do noturno. De acordo com o depoimento do Prof. Marcelo Paravisi, "é preciso buscarmos alternativas diferenciadas para que os estudantes do noturno aprendam mais e melhor..." 
Na ocasião, os professores foram convidados a desenhar um pantobulim...( foi um desafio e tanto!)
    (Na imagems, as Pedagogas Mª Cristina e Paola e o Profº. Marcelo, Bruno e Diana)
            (Fonte: arquivo do pedagógico)
Outros:
O Neabi, núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas está com três novos integrantes (Profa. Andressa, Prof. Alexandre e Antônio Anderson) e deve iniciar no próximo semestre um projeto de pesquisa a partir de dois marcadores sociais da diferença: gênero e raça. 
O núcleo também estará desenvolvendo ações específicas para o reforço de aprendizagens dos estudantes do Ensino Médio Integrado que ingressaram por cotas raciais. Estão previstas, para início na próxima semana, aulas de Inglês, Português, Matemática e Física. 
As aulas serão ministradas pelos estudantes do 3º ano ADM que fazem parte do Projeto de Extensão "Vem pro IF" e por uma monitora de Inglês (orientada pela Profa. Isabel). Está sendo criado um novo projeto de ensino, "Fica no IF", para acomodar essa prática (vinculada ao Neabi, restrita a cotistas). Trata-se de uma estratégia para conter a evasão e repetência desses estudantes. 
O "Vem pro IF/ Osório", pré-vestibulinho social, está na terceira edição e, neste ano, terá uma modalidade específica: a preparação de dois estudantes surdos para o processo seletivo. A ação será orientada pela Profa. Aline e pela Intérprete de Libras Lidiane. 



Nenhum comentário: